Breaking News
recent

Saiba o significado das Siglas referente à qualidade dos vídeos (BDRip, WEB-DL, HDTV e etc)


Todos que assistem online ou já fizeram algum tipo de Download de vídeo, seja ele um clipe, trailer, filme ou série, já se deparou com algum desses termos, o que pode gerar uma dúvida e comprometer a qualidade do download. Confira abaixo o significado de cada um deles:

DVDRip – Filmes extraídos (ou ripados) diretamente de DVDs e convertidos para outros formatos (AVI, RMVB, etc) são conhecidos como DVDRip. São retirados os menus e informações adicionais com o intuito de ocupar menos espaço em disco. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados DivX/XviD.

BDRip / BRRip – Filmes extraídos (ou ripados) diretamente de Discos BLURAYs e convertidos para outros formatos (AVI, RMVB, etc) são conhecidos como BDRips / BRRips. São retirados os menus e informações adicionais com o intuito de ocupar menos espaço em disco. A qualidade costuma ser excelente, e deve ser superior ao DVDRip.

TS (TELESYNC) – Um telesync tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de forma errada.

 HDTS – É uma versão TS só que em melhor resolução. Mas em geral, a qualidade ainda é baixa.

TC (TELECINE) – Uma máquina de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos, os telecine são muito raros. Geralmente o filme estará com o aspect ratio (proporção) correto, apesar de existirem telecine de 4:3 (tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um contador visível e fixo durante todo o filme.

HDDVDRip – Uma cópia do lançamento final do HDDVD. A qualidade é bem maior que um DVDRip. HDDVDrips são lançados em MKV (Matroska).

HDTV / PDTV – Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.

WEB-DL – São episódios que foram comprados no iTunes (alguém foi lá e comprou o episódio), converteu e upou na internet para todo mundo baixar. Tem Qualidade semelhante ao HDTV. 

WEBRip – É um Rip feito a partir de um Stream do Filme na Net, através de programas próprios para que não perca a qualidade com que ele é transmitido na Internet! A qualidade do filme pode ser excelente ou intermediária, confira as notas de áudio e vídeo presentes na postagem.

HR HDTV – Rip HDTV em alta resolução. Normalmente tem resoluções: 960 x 528 ou 960 x 544. Um rip HR HDTV de 40~55 minutos tem em média 700 MB. Na maioria dos casos, o som AC3 5.1 original é mantido.

VHSRip – Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.

TVRip – Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedência. Tem qualidade bastante inferior ao HDTV.
Giselle Trindade

Giselle Trindade

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.