Breaking News
recent

Primeiras Impressões: Shadowhunters


Programada para estrear no dia 12 de janeiro de 2016, Shadowhunters é uma série criada por Ed Decter (Helix, Unforgettable, The Client List), que adapta a obra literária de Cassandra Clare, Os Instrumentos Mortais/The Mortal Instruments.

A história acompanha a trajetória de Clary Fray (Katherine McNamara), uma jovem que, em seu aniversário de dezoito anos, descobre não ser quem pensava que era. Ela é uma descendente dos shadowhunters (caçadores de sombras), híbrido de anjo com ser humano. Quando sua mãe Jocelyn (Maxim Roy, de 19-2, Heartland) é sequestrada, Clary se une a Jace (Dominic Sherwood, de The Cut), outro shadowhunter, e seu melhor amigo Simon (Alberto Rosende) para caçar demônios. Vivendo entre as fadas, bruxos, vampiros e lobisomens, Clary começa a tomar conhecimento de sua história.



No elenco também estão Emeraude Toubia, como Isabelle Lightwood, uma shadowhunter que sempre se interessa pelos rapazes errados; Matthew Daddario, como Alec Lightwood; Nicola Correia Damude, como Maryse Lightwood; Paulino Nunes, como Robert Lightwood; Jack Fulton, como Max Lightwood; Alan Van Sprang (Reign), como Valentine, um misterioso shadowhunter; David Castro, como Raphael, um vampiro ambicioso e astuto que deseja se tornar o líder do clã de Nova Iorque; Jade Hassouné (Heartland), como Meliorn, Cavaleiro da Rainha das Fadas; Jon Cor (Being Human, Beaver Falls), como Hodge Starkweather, especialista em armas que trabalha como treinador no The Shadowhunters New York Institute; Harry Shum, Jr. como Magnus Bane; Kaitlyn Leeb, como Camille Belcourt; Vanessa Matsui, como Madame Dorothea; Stephanie Bennett, como Lydia Branwell; Mimi Kuzyk, como Imogen Herondale; Isaiah Mustafa como Luke e Adam J. Harrington, como Michael Wayland.


A obra original tem seis títulos publicados: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial.

O primeiro volume já foi adaptado para o cinema com o título de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, filme lançado em 2013.

Filmada no Canadá, a série é uma produção da Constantin Film e Wonderland Sound and Vision, com distribuição da Disney–ABC Domestic Television. Ela será exibida nos EUA pelo canal ABC Family que, em 2016, mudará seu nome para Freeform.



O episódio piloto tem 39 minutos de duração e inicia-se, assim como no primeiro trailer, com Alec, Jace e Izzy perseguindo discretamente um demônio pelas ruas até chegarem à uma boate chamada Pandemonium. E é lá que encontraram Clary e Simon pela primeira vez. Toda essa cena ao som da maravilhosa música Monster da cantora Ruelle, que combinou perfeitamente com o que foi mostrado.

Para as pessoas que já leram o livro não há muitas surpresas. Para quem já viu o filme também não, porém, como era esperado, a série traz uma versão mais detalhada desse início.

É emocionante para mim ver uma história tão aguardada, uma história que gosto tanto, que já acompanho a tanto tempo, ter uma segunda e merecida chance e ir para a TV, que acredito ser a melhor versão para uma história desse nível, com tantos personagens complexos e com um universo tão amplo. Esse formato, como foi mostrado no piloto, permite explorar melhorar todos esses elementos e permite também uma melhor liberdade criativa para os roteiristas.


É claro para quem está assistindo, que todos os detalhes do cenário, as cenas, o figurino, a atuação do atores, a caracterização, as habilidades dos Caçadores de Sombras e a fotografia está muito melhor na série do que no filme. Percebe-se que houve uma grande atenção em cada detalhe, o telespectador consegue visualizar isso muito bem. Os efeitos especiais são razoáveis, mas é o esperado para uma produção da TV.

Dominic, Kat, Emeraude, Alberto, Matt e o restante do elenco se encaixaram muito bem nos papéis, se alguém tinha alguma dúvida antes da estréia, a opinião muda depois de assistir ao piloto. Alguns personagens sofreram uma mudança física se comparado às características descritas nos livros, principalmente em suas etnias, e isso claro, desagrada muitas pessoas. Mas desde que começaram a liberar os primeiros materiais promocionais, eu fiquei muito satisfeita com a escalação do elenco em geral.


A única coisa que não me agradou desde quando liberaram o trailer, foi a tentativa exagerada de sexualização e erotização da personagem Izzy interpretada pela maravilhosa Emeraude Tobia. Há uma tentativa de sensualização nos outros personagens também mas é muito mais evidente na Izzy. O que foi aquela cena do striptease para os demônios no Pandemonium? Sem contar que essa cena ficou muito pouco convincente, podia ter sido muito melhor trabalhada. O que salvou foram as cenas de luta, que infelizmente, passaram muito rápido.

Eu sei que a Izzy, inclusive dos livros, possuí uma certa sensualidade, mas os roteiristas tem tomar cuidado com esses exageros. Foi noticiado a um tempo atrás, que a série teria uma versão mais adulta, mas não acho certo deixarem toda essa "responsabilidade" encima de um personagem só. A Emeraude Tobia não precisa disso para se destacar, ela já possui uma beleza, uma sensualidade natural, um carisma e uma simpatia própria.

E também acho uma tentativa falha, a série é jovem adulta e pronto e acabou, não adianta estragarem uma história tão bacana e com tantos fãs pelo mundo, somente para tentarem atingir um público mais adulto. Capricha no roteiro e no visual que tenho certeza que chamará a atenção desse público também, que acima de tudo busca por qualidade.

Uma coisa eles acertaram na personagem da Izzy, quer foi o figurino, a personalidade e a caracterização, que foi exatamente o que imaginei quando li os livros. Mas tem que tomar cuidado porque a Izzy é uma das personagens mais queridas pelos fãs!


Outra mudança que deixa claro que é mais uma tentativa de fisgar a audiência adulta americana foi a caracterização do personagem do Luke, tornando-o um policial investigativo, deixando a série com um aquele ar procedural, claramente um dos gêneros preferidos dos americanos. E olha, eu gostei dessa mudança logo de cara! Apesar de não ser um dos meus gêneros preferidos, combinou muito bem com a temática da série! E não foi só o Luke que teve esse sutil mudança, vários outros personagens tiveram, e para mim essa mudança foi para melhor. Tudo isso, encaixa-se muito bem no formato para a TV. E que gato que o Luke está né non? Me identifiquei com o ator Îsaiah logo no momento de sua escalação. E que voz eim, uau! Achei a escolha do ator perfeita!

Outra coisa que vale ressaltar: a atuação da Kat McNamara está melhor do que eu pensava, eu havia achado a atuação dela nos trailers e promos um pouco fraquinha. Mas ela me surpreendeu! Ela tem uma química bem legal com todos em cena. N verdade, todos os atores tem uma química muito boa!

Harry Shum como sempre, dispensa comentários. Ele está simplesmente maravilhoso como Magnus. Eu já esperava isso e ele cumpriu muito bem seu papel!


Dominic Sherwood e Matthew Daddario estou sem palavras para defini-los até agora: já são meus chush! Todos os dois atores possuem a altivez, a postura, a personalidade dos Caçadores de Sombras Jace e Alec, precisam só acertar um pouco na densidade da atuação, o resto está perfeito. Espero que eles tragam toda a complexidade dos personagens para a trama.

Sobre a passagem de tempo: a série altera bastante entre o presente e o passado, principalmente no início, mostrando fatos que muitas vezes não foram mostrados no livro, como por exemplo, a cena em que Magnus apaga a memória de Claire quando ela tinha 8 anos de idade. Tem várias cenas também mostrando Jocelyn em ação, o que quase não mostra no início do livro, e achei isso muito legal! A Atriz é muito boa para o papel, achei a atuação dela muito natural!

Só que algumas partes podem confundir, tem prestar atenção nessa passagem do tempo.

No geral: eu gostei muito dessa nova adaptação! Houve mais acertos do que erros. Superou minhas expectativas e valeu pena a espera! Recomendo com toda certeza!

Giselle Trindade

Giselle Trindade

Related Posts:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.